quarta-feira, outubro 25, 2006

 

Despenalizar o aborto. Sim ou não?

Segundo uma sondagem recente, a maioria dos portugueses é a favor da despenalização do aborto. Esta sondagem revela que 47,9 por cento dos inquiridos é a favor da despenalização, 39,9 por cento é contra e 12,2 por cento não tem opinião.
A Assembleia da República já discutiu e aprovou a realização de um novo referendo.
Os resultados da sondagem mostram que, quanto mais à esquerda vota o inquirido, mais elevada é a probabilidade de defender a despenalização do aborto; e quanto mais à direita mais provável é defender a manutenção da lei, que criminaliza as mulheres que abortam depois das dez semanas de gravidez ou que abortam nas dez semanas sem alegar “preservação da integridade moral, dignidade social ou maternidade consciente”. Estas justificações deixarão de constar na lei caso a maioria dos eleitores vote pela despenalização num novo referendo.
Os resultados desta sondagem mostram ainda que as mulheres são mais favoráveis à despenalização do que os homens, que os homens quanto mais velhos são mais contestam uma nova lei e que as mulheres entre os 18 e os 29 anos e os 45 e 59 anos estão mais receptivas à despenalização. Também quem trabalha e tem menos instrução é mais favorável à mudança da lei, sendo que os inquiridos que afirmaram ter mais do que a instrução obrigatória estão perfeitamente divididos: 43,3 por cento a favor e 43,8 contra. Por fim, dos inquiridos que vivem no Litoral Centro e Sul, 60,5 por cento é pela despenalização do aborto, ao invés dos que residem no Litoral Norte, onde 47,5 por cento afirmou ser contra. Já nas regiões do Interior verifica-se um empate: 46,9 por cento a favor e 46,7 por cento contra.
E tu, concordas com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?
Por Fábio e Joana
Nota - Dada a actualidade de uma outra notícia apresentada na aula pelos vossos colegas segue em baixo o registo de tal notícia.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?