segunda-feira, outubro 16, 2006

 

O que fazer à pena de morte?

Num documento divulgado em Londres, intitulado "A pena de morte, um fracasso da Justiça", a Amnistia Internacional confirma que as 2148 execuções realizadas em 2005 ocorreram em 22 países. A China lidera com 1770 execuções conhecidas, embora alguns peritos chineses admitam que o número seja muito superior e rondará entre as oito mil e dez mil pessoas que anualmente são executadas naquele país. De seguida aparece o Irão com 94 execuções conhecidas, sendo que a Arábia Saudita aparece em terceiro lugar, com 86 execuções, e os EUA, em quarto, com 60 mortes.
Apesar da pena de morte ser ainda aplicada em 68 países, ela tem vindo a ser abolida em muitas regiões do planeta nos últimos trinta anos. Um dos países que aderiu a esta tendência e aboliu, este ano, a pena de morte foi as Filipinas. A Moldávia também reformou a sua Constituição, no passado mês de Junho, para proibir a pena de morte para qualquer tipo de crime.
A presidência finlandesa da União Europeia reafirmou a sua oposição frontal à pena de morte, considerando-a "uma sanção cruel e desumana" e "uma violação do direito à vida" que "torna irreversíveis os erros judiciais".
Depois de termos reflectido sobre o assunto da pena de morte pensamos que este meio não é de todo o mais eficaz para punir os crimes cometidos, até os mais graves. Existem outras maneiras de castigar: trabalhos forçados, aprisionamento vital sem autorização de visitas, acções de limpezas de matas ou de outro tipo de problema ambiental...etc! A nossa opinião reflecte-se nisto, já que a morte não é senão uma salvação dos pecados cá na Terra, ou seja, é mesmo fugir das consequências, é ter feito mal e não ser aplicada a justiça. Para além disso, muitas vezes o próprio condenado está inocente.
E tu, o que pensas sobre este assunto tão controverso da nossa actualidade? Defendes a pena de morte? Consideras como mais viáveis outras formas de punição? Será a Justiça omissa a erros?
Por Diana Santos e Diana Campos
Nota - Dada a pertinência de uma outra notícia apresentada na aula pelas vossas colegas segue em baixo o registo de tal notícia.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?