segunda-feira, outubro 16, 2006

 

Obesidade: a epidemia do século XXI

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez as contas e chegou à conclusão de que no planeta já existem mais pessoas com excesso de peso do que a passar fome. A obesidade deixou de ser um fenómeno exclusivo dos países ricos e em regiões como a China, onde a fome ainda atinge mais de 150 milhões de pessoas, o excesso de peso também já afecta mais de 20 milhões de pessoas.
Numa circular normativa da Direcção-Geral da Saúde, enviada para os hospitais quando foi criado o Programa Nacional de Combate à Obesidade, podia ler-se que "a prevalência da obesidade, a nível mundial, é tão elevada que a OMS considerou esta doença como a epidemia do século XXI". Não é para menos, a mesma circular deixa claro que: "se não forem tomadas medidas drásticas, mais de metade da população mundial será obesa dentro de 20 anos”.
Portugal, tem, neste momento, mais de um milhão de obesos. Está a meio de uma tabela europeia onde estão contabilizadas 130 milhões de pessoas que sofrem com esta doença de excesso de peso, sendo esta a epidemia em maior crescimento no velho continente. No outro lado do Atlântico faz-se o mesmo caminho e contabilizam-se mais de 100 milhões de obesos, entre os Estados Unidos e o Canadá.
Depois da análise da notícia, diz-nos qual a tua opinião acerca do tema. Qual a razão para que os EUA sejam tão susceptíveis a problemas de obesidade? E quanto aos países onde existem mais casos de subnutrição? Que soluções defendes para solucionar este problema?
Por Diana Santos e Diana Campos





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?