segunda-feira, outubro 09, 2006

 

Que sistema para a Segurança Social?

O líder do PS, José Sócrates, afirmou no passado dia 7 de Outubro, a uma semana da jornada de luta convocada pela CGTP, que as reformas que o seu governo está a promover são para levar até ao fim. "Sabemos o que é necessário fazer. Temos as condições políticas para o fazer. Não quero que ninguém diga que não tivemos coragem para modernizar o país", disse, apontando como exemplos de reformas "fundamentais" para levar até ao fim: as da Educação e da Segurança Social.
José Sócrates reafirmou a defesa do sistema público de Segurança Social, classificando-o de "património da civilização" e considerando-o mais eficaz, em termos financeiros, que a bolsa na qual a direita, disse, baseia a sua proposta de capitalização.
"Não apoiaremos nenhuma proposta que ponha em causa este modelo social. Não queremos um sistema de Segurança Social em que cada um esteja por si. Nem queremos privatização, ainda que parcial, da Segurança Social", disse. "A direita fica muito incomodada quando classificamos de privatização a sua proposta. Acontece que é isso exactamente. A direita propõe que um terço das contribuições dos portugueses seja obrigatoriamente desviado para fundos de capitalização. Os portugueses, nessa proposta, não terão direito de opção", afirmou.
E a pergunta da semana é a seguinte: qual o sistema que defendes para a Segurança Social? Totalmente público ou semi-público?
Por Carla Alexandra e Carla Cristina





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?