quarta-feira, outubro 25, 2006

 

SCUT`s: só o Norte paga portagens

Três das sete auto-estradas em regime de Concessões Sem Custo para o Utilizador (Scut) vão passar a ter portagens a partir do próximo ano. As três que pagam têm em comum o facto de darem acesso ao Grande Porto e são as auto-estradas da Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral (excepto entre Minho e Lima). Mas o Governo poderá não ficar por aqui: basta que os indicadores socioeconómicos regionais mudem ou que melhorem as vias alternativas.
Apesar de ainda não haver indicações quanto ao preço das portagens – vai depender das negociações com as concessionárias - o ministro das Obras Públicas, Transportes e
Comunicações já fez uma estimativa das receitas: 100 milhões de euros por ano
. Trata-se de um cálculo que tem em conta uma receita de seis cêntimos por quilómetro, o que dá pelo menos uma ideia do quanto poderão pagar os automobilistas a partir de 2007. Assim, por exemplo, percorrer a Scut da Costa da Prata, que tem 92,7 quilómetros de extensão, poderá vir a custar 5,5 euros.
Para já, as outras quatro Scut’s continuarão sem portagens, nuns casos devido ao facto de a situação socioeconómica da região se encontrar abaixo da média nacional, noutros casos por não existirem vias alternativas.
E tu, que opinião tens acerca da introdução de portagens em três SCUT’s?
Por Fábio e Joana





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?