segunda-feira, novembro 06, 2006

 

Como atrair o investimento externo...

O grupo Ikea vai instalar três fábricas em Paços de Ferreira, num investimento total de 135 milhões de euros, o que irá acrescentar 20 por cento à produção nacional de mobiliário. A construção destas unidades, pertencentes à Swedwood – grupo industrial da Ikea – permitirá a criação de 1.550 postos de trabalho, 550 dos quais directos.
António Machado, director de expansão, revelou que as três novas fábricas irão exportar 162 milhões de euros em 2014, altura em que, estando já em “velocidade de cruzeiro”, atingirão uma produção de 180 milhões de euros. O mesmo é dizer que 90% dos produtos fabricados nestas unidades serão destinados a exportação.
A matéria-prima que irá ser utilizada será em 60% proveniente de Portugal, tanto a madeira como os derivados de madeira.
A escolha recaiu sobre a candidatura pacense, aquela “que apresentou a melhor proposta ao nível dos critérios avaliados – nível e dimensão do terreno, localização, proximidade de boas vias de comunicação, acessibilidades e boas infra-estruturas e capacidade para fornecimento energético”.
Dá a tua opinião sobre o alcance deste tipo de investimento externo. Que factores consideras importantes para a captação destes investimentos? Quais as medidas a tomar pelas entidades competentes? E as consequências?
Por José Eduardo e José Maria





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?