segunda-feira, novembro 13, 2006

 

Investimentos na energia eólica

O projecto de investimento da Eólicas de Portugal num "cluster" de produção de aerogeradores, oficialmente lançado em Viana do Castelo, criará 1800 postos de trabalho directos na região de Aveiro e Minho-Lima, umas das mais pobres do país. Além disso, Aníbal Fernandes, presidente do consórcio, estima que possam vir a surgir 5500 outros empregos.
O projecto prevê a construção de fábricas de aerogeradores e de 48 parques eólicos. Na parte industrial, surgirão sete novas fábricas - cinco em Viana do Castelo, uma em Sever do Vouga e uma outra em Braga. Serão, ainda, ampliadas 12 outras unidades fabris, num investimento global que António Mexia, presidente da EDP, comparou ao projecto AutoEuropa e que Manuel Pinho, Ministro da Economia, classificou de "um dos maiores realizados no país".
Dos cerca de 150 aerogeradores produzidos anualmente, 60% serão exportados, mas para os projectos que a EDP e a Endesa (que também pertence ao consórcio) desenvolverem no estrangeiro, adiantou António Mexia, que prometeu para breve o anúncio de novos parques a construir no exterior. Os restantes aerogeradores serão instalados nos 48 parques eólicos a construir por todo o país, até 2012.
Consideras este investimento favorável para o mercado da energia? Quais os benefícios que daí poderão advir?
Por José Tiago e Márcio





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?