segunda-feira, novembro 06, 2006

 

O(s) ranking(s) dos exames

Durante as últimas semanas muito se tem falado nos rankings das escolas. Este processo resulta das avaliações obtidas pelos alunos nos exames do 12º ano. Permite ainda conhecer a posição da respectiva escola nos rankings dos anos anteriores e a classificação da escola se a ordenação fosse efectuada pela classificação final da disciplina. Pode-se, assim, verificar a diferença entre a nota de exame e a nota final da disciplina, de forma a avaliar o diferente desempenho nas escolas e nos exames.
São 332, entre um total de 593, os estabelecimentos que obtêm uma média global superior a 10 valores. O número de estabelecimentos privados é o maior entre as 25 primeiras escolas do ranking, sendo que, nos dez primeiros, apenas constam duas secundárias públicas: a do Restelo e a Escola de Dança do Conservatório Nacional.
No entanto, as conclusões a retirar de uma escola com poucos exames num lugar de destaque é substancialmente diferente do caso em várias centenas de alunos contribuíram para o resultado.
Qual a tua opinião sobre as vantagens ou desvantagens de serem publicados estes rankings. Para que servem? Quais as lições a retirar da sua análise?
Por José Eduardo e José Maria
Nota - Em baixo, segue uma notícia apresentada pelos vossos colegas e directamente relacionada com a matéria leccionada na disciplina de Geografia. Não te esqueças de a comentar...





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