quarta-feira, novembro 29, 2006

 

Vaticano debate o uso do preservativo

O Papa Bento XVI encomendou a um grupo de teólogos um estudo sobre a utilização do preservativo na luta contra a SIDA, o que poderá significar um interesse da sua parte e uma abertura da Santa Sé à aceitação excepcional do seu uso como um “mal menor” entre casais em que um dos elementos está infectado. Mesmo assim e, dado que apenas está em discussão a sua possível utilização em caso de infecção pela SIDA de um dos elementos do casal, não será integrado a 100% na vida sexual dos casais.
O documento estará em debate numa conferência internacional sobre os aspectos pastorais na cura de doenças infecciosas. A noticia foi avançada numa conferência de imprensa sobre o conselho pontifício da pastoral da saúde. O documento, que não será tornado público, agrega 200 páginas de fundamentos científicos e morais e contou ainda com a participação da Congregação para a Doutrina da Fé.
Podemos concluir que o tema da SIDA preocupa muito o Papa. Apesar de a Igreja se opor ao preservativo e defender antes a abstinência, castidade e fidelidade, vários líderes católicos têm apelado a uma mudança de pensamento que permita o seu uso entre casais (o que seria muito bom deixar de ser apenas um simples apelo…). Contudo, estes apelos chocam com o receio de que o documento sobre o assunto possa ser visto como uma verdadeira condescendência à promiscuidade.
O que pensas sobre este assunto? Deveria a Igreja Católica deixar-se de preconceitos e aceitar de vez o uso do preservativo?
Por Sara Dias e Sérgio Gonçalves





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?