terça-feira, abril 17, 2007

 

Hospital de Proximidade de Lamego: realidade ou ilusão?

O Ministro da Saúde, Correia de Campos, através de despacho datado de 2 de Março de 2007, adjudicou o projecto do futuro Hospital de Proximidade de Lamego à firma ARIPA. Recorde-se que o anúncio do concurso público para a contratação da prestação deste serviço foi publicado a 29 de Junho de 2006.
A nova unidade de saúde de Lamego, o primeiro edifício hospitalar de proximidade a ser criado em todo o país, privilegiará a componente de ambulatório e vai albergar também serviços de urgência, consulta externa, hospital de dia, fisioterapia, imagiologia, cirurgia de ambulatório e laboratórios, para alem de todos os serviços gerais de apoio e administrativos. Em simultâneo, o Ministério da Saúde, dono da obra, no que se refere a internamento prevê a instalação de uma unidade de cuidados continuados com 30 camas que servirá os utentes da região do Douro Sul.
A concepção do projecto do futuro Hospital de Proximidade de Lamego teve como base a sua articulação no terreno e acessibilidades existentes na zona envolvente, em particular a A24, privilegiando as orientações Sul e Nascente. Em toda a concepção, houve a preocupação de dotar cada espaço de trabalho com luz natural e o respeito pelas adjacências programáticas fundamentais entre os diversos serviços.
O novo Hospital de Lamego terá uma área bruta de 18.000 m2, para a qual a equipa de projectistas da firma ARIPA procurou uma linguagem contemporânea que tivesse em consideração o lugar e as outras preexistências.
O custo total do investimento previsto para a construção desta infra-estrutura, que integrará o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes, ascenderá a 35 milhões de euros. O custo do projecto é de 1,8 milhões de euros, devendo estar concluído em Março de 2008. No mesmo ano, está previsto o arranque da empreitada e início da obra.
Após todas as polémicas que envolveram nos últimos meses a Hospital de Lamego, achas que este projecto irá mesmo em frente?
Por Ana João e Ana Rita





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?