segunda-feira, abril 30, 2007

 

(In)segurança nas escolas...

A Assembleia da República recomendou que todos os alunos passem a usar um cartão electrónico para entrar na escola e que as suas faltas fiquem registadas num livro de ponto electrónico. Aconselhou ainda que seja criada uma ficha electrónica de ocorrências. Tudo para travar a violência em meio escolar.
Vigiar e proteger os alunos deve ficar a cargo de uma "Comissão de Segurança" em cada estabelecimento. Dela farão parte representantes de alunos, professores, pais, pessoal auxiliar e ainda das forças de segurança.
A criação desta comissão vai depender dos diagnósticos das escolas em matéria de segurança. Já a utilização do cartão deve ser regra, visto que já existe em muitas escolas, funciona com sucesso e permite uma agilização de procedimentos muito benéfica.
Por entender que as escolas localizadas em ambientes socio-económicos desfavorecidos devem ser alvo de especial atenção, o grupo de trabalho sugere condições de contractualização que permitam o apetrechamento de meios, equipamentos e recursos destes estabelecimentos.
Para Miguel Tiago, membro do PCP, a raíz do problema (insegurança escolar) reside "nas assimetrias sociais, no stress social a que estão submetidas determinadas comunidades urbanas ou na degradação do parque escolar. Fenómenos que "medidas como a vídeo-vigilância ou a informatização das fichas dos alunos não vão resolver".
Concordas com esta afirmação? Justifica?
Quais as vantagens e desvantagens
que este sistema poderá trazer?
Uma vez que “vigia” os alunos, será que poderá surgir um maior controlo dos mesmos e melhorar a crise do insucesso e abandono escolar???
Por Anaísa e Bruno





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?