sexta-feira, maio 11, 2007

 

O Metro ao Sul do Tejo: um bom ou mau investimento?

Tendo em conta a matéria do programa de Geografia deste ano, achámos por bem apresentar a notícia referente ao desenvolvimento dos transportes no nosso país. No passado dia 1 de Maio, entrou em funcionamento o Metro Sul do Tejo e segundo as últimas notícias a afluência tem sido um pouco aquém da esperada.
Este primeiro troço do Metro Sul do Tejo, englobado numa fase que ficará concluída em Novembro de 2008, serve cerca de 105 mil pessoas, residentes nas freguesias de Corroios, Laranjeiro e Seixal. Dos utentes entrevistados pela agência Lusa, a maioria mostrou-se satisfeita com a inauguração, mas algumas vozes mostraram-se dissonantes da satisfação geral.
Hélder Miranda e Josélia Tavares, por exemplo, já ponderam adquirir o passe mensal, que tem um custo de 15 euros, por considerarem que este novo meio de transporte é "mais rápido, mais confortável e mais barato". Hélder Miranda mora em Santa Marta do Pinhal, junto à estação de Corroios e, visto que se desloca todos os dias para o Laranjeiro, optou pela compra de um passe mensal, que para ele, reformado, custará 8,50 euros. Assim, evita as filas de trânsito e os problemas de estacionamento com que se tem deparado nos últimos meses. "Nas horas de ponta, levo mais de meia hora para chegar até ao Laranjeiro, e, de Metro, chego lá em 10 minutos", congratulou-se o reformado. Já Josélia Tavares pretende comprar o passe mensal porque trabalha no Feijó e mora na Cova da Piedade, mesmo junto à estação, o que lhe permite poupar cerca de 15 euros por mês no passe que compra actualmente, o dos autocarros Transportes Sul do Tejo (TST).
O problema é que este primeiro troço parece ainda não cativar muitos utentes, esperando-se que a finalização da linha possa alterar esta situação.
Na tua opinião, este projecto foi um bom investimento? Que vantagens trará?
Por Carla Duarte e Diana Santos





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?